A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) registrou, nesta quinta-feira, 6 de janeiro, os 100 primeiros dias da Gestão 2021/2025, que tem à frente a reitora Cicília Maia e o vice-reitor Chico Dantas.
Para marcar a data, uma solenidade foi realizada contando com a presença dos segmentos estudantil (DCE), docente (Aduern), técnico (Sintauern), além do Fórum de Chefes de Departamento, Fórum de Diretores e equipe da Gestão.
Nesse período muitas ações foram realizadas, destacando-se a conquista histórica da Autonomia Financeira da Uern, além do fim da lista tríplice.
Durante a solenidade foi lançada a Plataforma 21/25, que reúne os eixos e compromissos da Gestão, conforme a Carta-programa.
Em sua fala, a reitora Cicília Maia agradeceu a presença dos representantes dos segmentos docente, discente, técnico e da sociedade. Cicília reforçou que todas as conquistas da Uern são fruto de esforços coletivos, inclusive das gestões passadas.
“O mérito é nosso, uma soma de esforços. Temos que aproveitar essa janela de oportunidades e mostrar ao povo potiguar o quanto a Uern é imprescindível para nosso Estado”, afirmou Cicília Maia convocando todas a se unirem em torno da mobilização pela aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) dos servidores.
Algumas das ações realizadas nesses 100 dias:
- Conquista da Autonomia Financeira;
- Autorização, junto ao Poder Executivo, para a realização de concurso público;
- Fim da lista tríplice;
- Institucionalização da equidade de gênero nos cargos de chefe/sub-chefe de Gabinete, pró-reitores titulares/adjuntos, diretores e assessorias vinculadas à Reitoria, com no mínimo 50% deles sendo ocupados por mulheres;
- Gestão descentralizada e itinerante, por meio de uma agenda sistemática de visitas às Unidades Acadêmicas;
- Articulação direta com prefeituras e secretarias de Estado para realização de convênios e parcerias;
- Ações em combate à Covid-19;
- Ações junto à comunidade por meio das iniciativas: Uern no parque, Viva Uern Rio Branco, Caravana Natalina, Meu Melhor Natal;
- Aumento em 70% do programa de moradia universitária;
- Implantação do auxílio creche – inicialmente 100 auxílios;
- Programa permanente de inclusão digital;
- Aprovação do regimento geral;
- Inclusão de datas referentes aos direitos humanos no calendário acadêmico: “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra” (20 de novembro), “Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher” (25 de novembro) e “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência” (3 de dezembro);
- Biblioteca digital;
- Modernização da frota de veículos;
- Modernização da infraestrutura tecnológica.