Ao lado de representantes da Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ADUERN), o reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto esteve reunido hoje em Natal com a secretária chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado, Tatiana Mendes Cunha, para discutir a pauta de reivindicações da entidade sindical como a retirada de projetos enviados a Assembleia Legislativa, manutenção dos aposentados na folha de pagamento e a autonomia financeira.
Acompanharam o reitor o professor aposentado João Batista Xavier e o assessor da Pró-reitoria de Planejamento Ítalo Dantas. O vice-presidente da ADUERN Alexsandro Donato e as professoras Márcia Maria Alves e Maria José Vidal.
Tatiana Mendes Cunha explicou que ainda não existe um calendário de pagamento de novembro.
A secretária explicou que das três mensagens enviadas a Assembleia Legislativa duas foram retiradas (subsídio único e teto salarial) e que trata do aumento da alíquota da contribuição previdenciária não tem chances de ser aprovada.
Em relação a questão dos aposentados, Tatiana Mendes Cunha disse que após fazer consulta para dar resposta ao Sindicato dos Técnicos Administrativos da UERN (SINTAUERN), não tinha como manter os aposentados na folha. O reitor lembrou que fez um pedido de reconsideração e a questão será discutida novamente.
A secretária também descartou implantar a autonomia financeira em um primeiro momento. Pedro Fernandes lembrou que o Rio Grande do Norte sempre é comparado com a Paraíba que num momento de crise cedeu a autonomia financeira a UEPB. O professor João Batista Xavier reforçou a importância da autonomia financeira fazendo um relato sobre essa luta desde a estadualização da UERN na década de 1980.
Contratos Temporários
Ainda foi discutida a situação dos contratos temporários. O reitor explicou que a legislação não permite mais de uma renovação dos vínculos.
O assunto foi discutido ontem e hoje entre representantes sindicais e administração na Reitoria em Mossoró.
No final da reunião a secretária chefe de gabinete reforçou a importância da UERN para o Rio Grande do Norte.