Unir forças em busca do diálogo. A equipe da Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e membros da Associação dos Docentes da UERN (ADUERN) reuniram-se hoje, 4 de maio, para discutir os 15 itens da pauta entregue pela categoria docente à Universidade.
Investimentos em infraestrutura, concurso público, melhorias para os Campi, obras de acessibilidade, aquisição de transporte para aulas de campo, dentre outros itens, foram discutidos e justificados. Também foram apontados os avanços em pontos considerados como prioridades. Um desses avanços contemplados é a retomada das obras do Campus Avançado de Natal, com prazo de conclusão previsto para 12 meses, mas que poderá ser finalizado até dezembro deste ano.
O item 1 – que cobra o realinhamento salarial de 98,28% – foi o mais discutido. O reitor Pedro Fernandes se comprometeu a assumir o papel de interlocutor no diálogo entre a categoria e o Governo do Estado. “Vou tentar agendar uma reunião para discutir esse assunto com o Governo do Estado”, afirmou Pedro Fernandes, que pediu um prazo até sexta-feira (6) para informar essa data à ADUERN.
O presidente da ADUERN, prof. Lemuel Rodrigues, falou sobre a defasagem salarial e a necessidade de avançar no Plano de Cargos, Carreira e Salários da UERN. “O reitor terá nosso apoio nesse processo de negociação. Estamos aguardando até sexta-feira por essa resposta da reunião”, afirmou Lemuel
Sobre o atraso do pagamento salarial do mês de abril, o reitor Pedro Fernandes compartilhou a conversa que teve essa semana com o secretário de Orçamento e Finanças, Gustavo Nogueira. Na ocasião, o reitor argumentou que a UERN deve receber no mesmo dia dos servidores lotados na Secretaria de Educação e Cultura do Estado (SEEC) – o que não ocorrerá neste mês, já que o pagamento de abril dos servidores da UERN ficou para o dia 10 de maio.