A reitora em exercício da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Profa. Fátima Raquel, esteve na tarde desta quinta-feira (03), no Ministério das Comunicações, reunida com o secretário de radiodifusão, Maximiliano Martinhão, e com o diretor de outorga e pós-outorga da secretaria de radiodifusão, William Zambelli, tratando da busca da universidade por um canal de FM Educativa para Mossoró. A Uern é uma das entidades classificadas no Edital Nº 78/2015 que trata da outorga de canal de emissora educativa para a cidade.
Acompanhada da chefe de gabinete da reitoria da Uern, Cicília Maia, a reitora em exercício apresentou todo o histórico da luta da Uern pelo canal de FM e destacou a importância da pauta, tanto para a formação dos estudantes dos cursos de Jornalismo; Rádio, TV e Internet, e de Publicidade e Propaganda da universidade, como para a democratização da comunicação para Mossoró e cidades da região.
“Mais que um canal de comunicação para informar a sociedade sobre os resultados do trabalho da universidade, a emissora é importante instrumento de fomento à democratização do ensino, da cultura e da cidadania. Além de dar aos nossos estudantes uma melhor estrutura para sua formação nos cursos de Jornalismo, Rádio, TV e Internet, e Publicidade e Propaganda”, comentou Fátima Raquel.
O secretário de radiodifusão informou que, em até 90 dias, o ministério deve anunciar o resultado da última etapa do edital até aqui, que solicitou documentação de todas as entidades concorrentes.
Na defesa da mesma pauta, a reitora Fátima Raquel esteve na Empresa Brasil de Comunicação (EBC) discutindo a construção de uma cooperação técnica entre a EBC e a Uern. Pela cooperação, a EBC prestará apoio à universidade no processo de aquisição e implantação do canal de FM educativa.
Ela e a chefe de gabinete da reitoria foram recebidas na EBC pelas gerentes da Rede Nacional de Comunicação Pública, Luciana Moreno Couto de Melo e Wanessa Bastos. Marcos Pinto, assessor do deputado federal, Beto Rosado, acompanhou a agenda. Para garantir melhores condições ao funcionamento de uma emissora na Uern, o deputado federal Beto Rosado destinou emenda parlamentar à universidade, no valor de R$ 150 mil, para aquisição de equipamentos de estúdio.
“Nos últimos anos a gestão da universidade tem apostado no fortalecimento de sua comunicação com a sociedade, ampliando os canais de informação e transparência, e viabilizando parcerias para a produção de conteúdos informativos através da UernTV. A conquista da FM Universitária é uma pauta que está vinculada a todo este planejamento institucional estratégico, além de ser mais um instrumento de cidadania”, comentou a chefe de gabinete da reitoria, Cicília Maia.