O Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professor Milton Marques de Medeiros, em visita ao Projeto Itinerante “ Salão de Jogos Matemáticos”, na manhã desta quinta-feira, na Escola Estadual Jerônimo Rosado, destacou a importância dos jogos didáticos no processo de ensino aprendizagem da disciplina. Ele observou que esta iniciativa visa inserir os jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem da Matemática por despertar no aluno o estímulo em aprender. O Projeto faz parte do Programa Institucional de Iniciação à Docência da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PIBID/UERN) sob organização da professora Maria do Socorro Aragão Paim. O Reitor-eleito da UERN, Prof. Doutor Pedro Fernandes, acompanhou o Reitor Milton Marques nos locais onde o projeto está sendo executado.
De acordo com a organizadora, o Projeto Itinerante “Salão de Jogos Matemáticos – O uso de jogos no ensino de matemática: uma estratégia lúdica de aprendizagem”, a próxima exposição não conta com data nem local definidos. Socorro Aragão lembra que a UERN conta nestes trabalhos com a parceria da 12ª Diretoria Regional de Educação ( DIRED).
Segundo a professora Socorro Aragão, uma definição sobre a próxima visita do Projeto, que é itinerante, acontecerá em breve, e será durante a reunião da coordenação, oportunidade em que será feita uma avaliação desses trabalhos desenvolvidos nesta quinta-feira. O Projeto tem como público alvo professores que atuam no ensino de Matemática e estudantes dos níveis de ensino fundamental (anos finais) e ensino médio das escolas circunvizinhas à Escola Estadual Jerônimo Rosado.
O trabalho conta com o apoio da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT/UERN) e do Departamento de Matemática e Estatística (DME/UERN). O trabalho é ministrado pelos bolsistas do PIBID/UERN/Matemática e estudantes do curso de Licenciatura em Matemática.
A estrutura do Salão de Jogos Matemáticos está montada na Escola Estadual Jerônimo Rosado para atender professores e estudantes dos níveis de ensino fundamental (anos finais) e ensino médio. E será desenvolvido até às 17h, aberto à visitação da comunidade
A estrutura do Salão de Jogos Matemáticos para atender professores e estudantes dos níveis de ensino fundamental (anos finais) e ensino médio está assim distribuída:
* Salão 1 – Jogos tradicionais e modernos;
* Salão 2 – Jogos de desafio e raciocínio lógico;
* Salão 3 – Jogos de conteúdos específicos do ensino fundamental e do ensino médio;
* Salão 4 – Jogos gigantes;
* Salão 5 – Oficina de construção de jogos didáticos.