O Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes Ribeiro Neto, recebeu na manhã desta terça-feira, 5, a direção da Associação dos Docentes da UERN (ADUERN) para discutir assunto de interesses dos professores.
No começo da conversa, o presidente da ADUERN Valdomiro Morais sugeriu incluir no orçamento de 2014 a recuperação dos Laboratórios de Física e Química que passaram por incêndio recentemente.
O Reitor Pedro Fernandes disse que trabalha para solucionar o problema com urgência. “A nossa opinião é a de que não podemos esperar porque temos um curso de Física que passa pela renovação do reconhecimento. Estamos buscando recursos no orçamento de 2013, mas o problema é que recebemos apenas 990 reais para investimentos. Já sentamos com o Secretário de Planejamento, com o Chefe de Gabinete e a Governadora e mostramos o que precisamos”, destacou.
O Reitor ainda informou que há uma emenda federal de R$ 8 milhões sendo metade para a construção do Campus de Apodi e a outra metade para investimentos em estrutura física. “Esse dinheiro está bem perto de ser liberado”, avisou.
Outro ponto da pauta foi a questão do 13° e do salário mensal dos servidores. O Reitor disse ter garantias do Governo do Estado de que a UERN não terá problemas salariais.
O Reitor disse ainda ter enviado orçamento contemplando os 10% de reajuste contemplados em acordo entre governo, professores e servidores e com a inclusão dos 15% de crescimento vegetativo da folha de pagamento.
Outra informação dada a diretoria da ADUERN é a de que o orçamento da Universidade para 2014 será de R$ 290 milhões e que foi iniciada a conversa sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários de professores e servidores.