Reitor reafirma apoio aos professores em congresso da classe

O reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes, participou da abertura do VIII Congresso Estadual dos Professores, em Natal, nesta sexta-feira, 01. No discurso, fez um breve relato administrativo e falou do novo momento compartilhado com todos os segmentos da Universidade.

O reitor reafirmou a disposição da administração da UERN em continuar associada aos Sindicatos na busca de soluções para a instituição, pontuando a estatuinte, autonomia e campanha salarial. “Espero que deste congresso haja encaminhamento para esses temas que são expressivos para o fortalecimento da instituição”, ressaltou, conceituando os 10 meses de gestão como aprendizado onde já podem ser compatibilizados avanços como descontigenciamento e empenho de recursos. Mesmo assim, na opinião do reitor, muitos desafios precisam ser vencidos e o Congresso é um fórum legítimo para o encaminhamento de propostas.

Pedro Fernandes disse já ter conversado com o presidente da Associação dos Docentes (ADUERN), Valdomiro Morais, sobre a carta-compromisso que os professores pretendem entregar aos candidatos ao governo do Estado nas eleições deste ano. “É um documento que situa os candidatos a respeito das necessidades da UERN, estabelecendo ao mesmo tempo, compromissos com a instituição”, reforçou, lembrando a abertura das negociações salariais com o atual governo.

Há cerca de 15 dias, acompanhado dos presidentes da ADUERN e SINTAUERN, Valdomiro Morais e Rita de Cássia Negreiros, o reitor esteve em audiência com a governadora Rosalba Ciarlini e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, tratando da campanha salarial que tem como ponto central um reajuste de 57,53%.

A UERN já entregou ao presidente do Conselho de Política de Administração e Remuneração de Pessoal ( COARP), Álber Nóbrega, a proposta com o aumento salarial e outros 13 pontos.

O reitor participou da abertura do Congresso da ADUERN e acompanhou toda a palestra do professor Edmilson Lopes Júnior, do Departamento de Ciências Sociais, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e ex-professor da UERN. O Congresso termina no domingo,03.