Reitor participa de conferência internacional sobre inovação tecnológica na saúde

O reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Pedro Fernandes Ribeiro Neto participou da I Conferência Internacional de Inovação Tecnológica em Saúde que transcorreu hoje na Escola de Governo em Natal.

O evento foi organizado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde do Hospital Universitário Onofre Lopes (LAIS/HUOL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O reitor da UERN foi um dos conferencistas da abertura do evento em Natal. Ele destacou o papel da universidade como centro formador que pode contribuir  para inovoção tecnológica em saúde. “Tecnologia em saúde é uma área pujante hoje no mundo onde as tecnologias podem favorecer várias ações na área da saúde sobretudo na prevenção e isso ajudará muito aos hospitais. Nós da UERN ficamos muito satisfeitos em discutir esse tema em um seminário internacional em nosso Estado por sabermos da importância que temos como instituição formadora tanto na área da saúde como tecnológica que podemos melhorar muito a saúde, a educação e a segurança no nosso Estado e no país”, frisou.

O reitor lembrou ainda que a tecnologia tem inovado as relações através de aplicativos que facilitam os serviços. “A maior rede hoteleira não tem um único apartamento, a maior rede de táxi não tem um único veículo, a maior locadora de filmes não um único DVD quem sabe a maior rede de hospitais não precisa de hospitais porque através do diagnóstico e da prevenção a gente possa avançar nesse sentido”, analisou.

A reitora da UFRN, Ângela Paiva, destacou que a inovação tecnológica permitiu a humanidade chegar ao Século XXI. “A grande interrogação é sobre o papel da universidade passando pelas tarefas do ensino, da pesquisa e da extensão pela LDB. A pesquisa e a extensão disseminam o conhecimento e nós sabemos que nós estamos aqui no Século XXI graças a grandes invenções”, declarou.

O evento ainda contou com palestra de Adriano Massuda, médico professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-doutorando na Escola de Saúde de Harvard. Ele abordou o tema “O desenvolvimento da pesquisa e da inovação na escola de saúde pública de Harvard: o que temos para aprender e o que temos para ensinar”.

Foto: Cícero Oliveira ASCOM/UFRN