REITOR INSTALA COMISSÃO QUE IRÁ REALIZAR ESTUDOS SOBRE VIABILIDADE PARA A UERN

O Reitor Milton Marques de Medeiros instalou nesta terça-feira (28) a Comissão de Elaboração do Projeto de Autonomia Financeira Plena para a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que tem como presidente o Professor Valdomiro Morais.
A comissão foi composta considerando o Plano de Gestão “Universidade, estabilidade e modernidade (2009-2013), que estabelece, entre as suas diretrizes, o desencadeamento de ações em defesa da proposta de autonomia financeira plena para a UERN; o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, que dispõe sobre a consolidação de uma autonomia financeira plena para a UERN; a Proposição da II Jornada de Ensino de Graduação à PROEG, sobre a articulação de uma comissão para elaborar um Projeto de autonomia financeira plena para a UERN; além da deliberação da Comunidade Acadêmica, em Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Mossoró, em 08 de junho de 2011.
As atribuições da comissão são: elaborar estudos acerca da autonomia financeira da UERN; construir uma proposta de autonomia financeira plena para a UERN; participar do processo de discussão da proposta de autonomia financeira plena junto ao Governo do Estado; apresentar a proposta para discussão e encaminhar junto aos segmentos da UERN; submeter à aprovação do Conselho Diretor/FUERN e, posteriormente, ao Conselho Universitário da UERN e apresentar a minuta do Projeto de Lei a ser enviada ao Governo do Estado para procedimentos necessários à aprovação pela Assembleia Legislativa.
Além do professor Francisco Valdomiro de Morias, a comissão é composta pelos professores Marcos de Camargo Von Zubem e Telma Gurgel da Silva; pelos servidores Telma Ferreira Maia Rocha, Sérgio Luiz Lobato e Erisson Natécio da Costa Torres; pelos acadêmicos Willian Borges de Oliveira Filho, Petrônio Oliveira de Andrade e Sauro Spinelli Florêncio da Cunha; além dos representantes da Reitoria, Francisco Severino Neto, Fábio Lúcio Rodrigues e Lauro Gurgel de Brito.
O Reitor Milton Marques de Medeiros chamou a atenção dos membros da comissão para a importância deste trabalho, já que com a autonomia financeira, a Universidade assume totalmente a responsabilidade administrativa, e afirmou que confia na equipe escolhida para realizar este trabalho. “Tenho certeza de que é o que temos de melhor para realizar esse estudo”, afirmou.
O presidente da Comissão, prof. Valdomiro Morais, agradeceu a confiança do Reitor e ressaltou a importância da Universidade alcançar sua autonomia financeira para atingir um equilíbrio a ponto de não mais depender de relações político-partidárias com o ocupante do Governo do Estado, como já chegou a acontecer na própria Universidade.