O reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes Ribeiro Neto, e seis professores foram homenageados pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte em sessão solene em alusão aos 15 anos da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (FAPERN). Realizada na segunda-feira, 10, a cerimônia destacou a importância da Fundação, reuniu pesquisadores e ex-presidentes da entidade e homenageou personalidades de instituições que contribuem para a produção científica no Estado.
Foram homenageados, além do reitor Pedro Fernandes, o pró-reitor de Extensão, Emanoel Márcio Nunes; pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, José Rodolfo de Paiva Cavalcante; e os professores Francisco Chagas de Lima Júnior, Gilton Sampaio de Souza, Lúcia Helena Costa de Gois e Maria Lúcia Pessoa Sampaio.
As homenagens e a entrega da Medalha do Mérito da Fapern Professor Antônio Campos são um reconhecimento aos pesquisadores da UERN e de outras instituições, bem como ao trabalho que vem sendo realizado em prol do desenvolvimento científico e tecnológico do Estado.
Para o Prof. Dr. Francisco Chagas de Lima Júnior, que representou o reitor Pedro Fernandes na solenidade, a homenagem da FAPERN é bastante significativa. “Mais que um reconhecimento pessoal, como pesquisadores, as comendas representam um reconhecimento à UERN e a sua importância para a consolidação das pesquisas na região”, destaca.
A FAPERN foi criada pela Lei Complementar nº 257, de 14/11/2003 e tem seu funcionamento regido pelo Decreto nº 17.456, de 19/04/2004, com recursos previstos na Constituição Estadual e na legislação pertinente à pesquisa científica e tecnológica.