Reitor apresenta relatório sobre FUERN ao deputado estadual Nelter Queiroz

O deputado estadual Nelter Queiroz recebeu nesta quarta-feira (20) o reitor Pedro Fernandes, a vice-reitora Fátima Raquel Morais e o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Iata Anderson.

Durante a visita, o reitor entregou ao deputado o relatório de informações da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN). O documento traz o resumo de dados e informações orçamentárias do exercício fiscal 2019 da FUERN; a participação do orçamento da FUERN no orçamento do Poder Executivo Estadual e alguns resultados da gestão.

Para o ano de 2019, a estimativa da efetiva execução orçamentária da FUERN perfaz o percentual de 1,92% frente ao orçamento revisto para o Poder Executivo.

O deputado elogiou a ação da UERN. “É a primeira vez que estamos recebendo um relatório como esse. São muitas informações desencontradas e quero saber o que realmente representa a UERN para o Estado”, afirmou o deputado.

O reitor agradeceu a atenção de Nelter Queiroz e colocou a equipe da UERN à disposição para fornecer mais informações, sempre que necessário. O reitor ainda destacou a importância do diálogo permanente com o Legislativo Estadual. “Nós agradecemos a atenção do deputado Nelter Queiroz, que se comprometeu em estudar o documento que apresentamos, que traz informações importantes sobre a UERN, tanto do ponto de vista financeiro, e seu impacto nas finanças do Estado, como do ponto de vista social. A Universidade é responsável pela formação da maior parte dos professores da educação básica do interior do Rio Grande do Norte, só isso já seria uma grande contribuição para a educação básica do Estado, mas também é responsável pela formação de profissionais de todas as áreas, e por oferecer uma oportunidade de mudança de vida para a população do Estado”, afirmou.

A UERN está presente nas regiões e zonas territoriais mais carentes do Estado e trabalha com a população de faixa de renda mais baixa, oportunizando e desenvolvendo a capacidade das pessoas. 89,2% dos alunos da UERN são de baixa renda, e oriundos da rede pública de ensino.