Como ação preventiva para combater o coronavírus (COVID-19), o isolamento social, recomendado pela OMS e adotado por diferentes países do globo para “achatar a curva” de contaminação, é uma realidade de muitos cidadãos. A nova rotina, no entanto, exige cuidados permanentes para que não se torne gatilho para doenças psíquicas como depressão e ansiedade.
No intuito de auxiliar nos cuidados com a saúde mental, um grupo de psicanalistas e psicólogos, coordenado pela professora do Campus de Caicó da UERN, Roberta Luna, desenvolve o projeto “Escuta Solidária”. São 16 profissionais, que assim como a professora, são membros ou participantes do Fórum do Campo Lacaniano Rede Diagonal Brasil – Natal (FCLRDB- Natal).
O projeto “Escuta Solidária” é destinado aos profissionais de saúde do Hospital Regional do Seridó. Os atendimentos estão sendo realizados de forma on-line, através de telefone ou WhatsApp, até o dia 25 de abril.
Para os agendamentos, a coordenadora do projeto, a professora Roberta Luna, encaminhou à direção do Hospital Regional do Seridó, uma relação com o contato dos profissionais participantes do projeto. “Solicitamos o encaminhamento dessa lista aos médicos, enfermeiros e outros que, por sua vez, se desejarem a escuta solidária”, informa a professora.
Os profissionais poderão endereçar sua demanda aos psicanalistas e psicólogos do projeto de acordo com a disponibilidade de cada um; tanto antecipadamente, com o intuito de marcar a sessão, bem como, diante de uma irrupção de angústia, procurar sem agendamento prévio àquele que estiver disponível.
O contato deverá ser feito por telefone ou WhatsApp, com a devida identificação (nome e função que ocupa no hospital), e as sessões se darão por meio dos dois recursos: áudio ou vídeo.