Projeto de extensão PraLEE inicia ciclo de lives a partir do dia 8

O mês de junho terá um ciclo de lives dentro do Projeto de Extensão Práticas de Leitura e Escrita na Escola (PraLEE), do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O objetivo do PraLEE é colaborar com reflexões, estudos e o processo formativo de licenciandos,  profissionais da educação e comunidade em geral. Nos encontros serão abordados diversos temas na área do ensino e da aprendizagem da leitura e escrita. As lives serão transmitidas pelo Instagram do projeto @leitura.escritanaescola e conta com o apoio da Faculdade de Educação e do Projeto de Extensão LEFREIRE.

“Esse ciclo de lives é mais uma iniciativa do projeto que oportuniza momentos formativos e potentes. Com a situação desafiadora que estamos vivendo, as nossas atividades tentam colaborar com os professores e comunidade em geral, permitindo um espaço plural para discutir dilemas e inquietudes emergentes ao campo educacional”, explica a Profa. Dra Antônia Maíra Emelly Cabral da Silva Vieira.

Segue programação:

08/06- Segunda-feira, às 18h- Tema: Dislexia: Reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita, com a Psicopedagoga Karla Gomes

Karla Emanuelle Gomes Pessoa é Pedagoga (UERN), Psicopedagoga (UNIFIP). Atua como Psicopedagoga Institucional na DAIN/UERN, faz parte da junta profissional da UERN, do coral DAIN LIBRAS em canto e leciona nos cursos de Psicopedagogia e Atendimento Educacional Especializado na pós-graduação na UNIFIP. 

16/06- Terça-feira, às 18h -Tema: Literatura Negra: Representação da identidade negra nos livros de literatura, com a professora e escritora Ana Paula Campos

Ana Paula Campos é Pedagoga (UFRN), Especialista em leitura e literatura (UNP), atua como professora da rede municipal de Natal, escritora e contadora de histórias. Estuda Literatura negra como aluna especial do mestrado (UFRN) com a professora Marly Amarilha.

22/06- Segunda-feira, às 18h- Tema: Trocas de experiências sobre práticas pedagógicas e ensino remoto em tempos de pandemia, com as professoras Hemaúse Silva e Marcela Cavalcante

Hemaúse Emanuele da Silva é pedagoga (UERN), especialista em Psicopedagogia Educacional e Clínica pela Faculdade Integrada de Patos (UNIFIP), mestre em educação (UERN). Atualmente é discente da especialização em Educação Inclusiva (IFRN).  Como docente atua na Classe hospitalar da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região, sendo lotada no Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar (NAEHD) da Secretaria Estadual de Educação, e também é professora na Rede municipal de Ensino de Mossoró.

Marcela Cavalcante é Pedagoga (UERN), especialista em Psicologia escolar e da aprendizagem (UNIFIP). Atua como professora da educação básica há 18 anos, com experiência na Educação infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede particular de ensino e já atuou na rede pública.

29/06 – Segunda-feira, às 18h- Tema: Por uma nova leitura da palavra e do mundo: a Pedagogia Paulo Freire como um caminho democrático à educação, com o professor Luiz Gomes

Luiz Gomes é professor do departamento de Ciências Humanas (DCH) do centro de Ciências Sociais e Humanas Aplicadas (CCSAH) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Graduado em Pedagogia (UFRN), Especialista em Educação em direitos Humanos (UFRN), mestre em Educação (UFPB) e doutor em Educação (UFPB). É palestrante, pesquisador e membro do grupo de estudos da pedagogia de Paulo Freire na UFPB.