O Projeto de Extensão Camerata de Cordas da UERN, do Departamento de Artes, da Faculdade de Letras e Artes (DART/FALA) está com inscrições abertas até o dia 30 de abril.
São disponibilizadas 30 vagas. O formulário de inscrição pode ser acessado nesse link: http://abre.ai/inscricaocameratadecordasuern, não é cobrada nenhuma taxa. Pode participar quem já tenha uma iniciação ao instrumento e interesse em estudar.
O principal objetivo do projeto é fomentar a prática de conjunto dos instrumentos da família do violino (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), incentivando a educação musical através do estudo desses instrumentos e a formação de plateia. O projeto iniciará sua primeira fase em caráter experimental à distância, utilizando ferramentas virtuais e on-line onde ocorrerão aulas, orientações, ensaios, gravações individuais e montagem de repertório.
O professor Isac Rufino, que coordena o projeto, afirma que a expectativa é que essa experiência aconteça de forma bastante efetiva em virtude de vários fatores decorrentes do momento atual de isolamento social que estão mudando o comportamento das pessoas em relação a aprendizagem e a busca pelo conhecimento. “Pressupõe-se que os alunos estão com mais tempo e aceitarão novos desafios para envolver-se com formas de aprendizagem a distância. No caso da música, por exemplo, será utilizado o recurso e envio de gravação, ensaios e montagem de repertório. Com esta ferramenta é possível repetir a ação até ficar de acordo com a orientação do professor, de forma pontual e eficaz. Para desenvolver essa metodologia, neste período intensificamos a busca por capacitações para desenvolver ferramentas on-line de ensino-aprendizagem na área de música”, explicou Isac Rufino.
O Projeto da Camerata de Cordas trabalha com dois grupos: Grupo A (mais avançado) e Grupo B (iniciante). Neste trabalho on-line, todos os componentes dos grupos A e B poderão participar. O foco será em técnicas básicas de execução do instrumento e técnicas interpretativas do repertório proposto, através de aulas e orientações online. Haverá montagem do repertório gravado individualmente, através de ferramentas digitais.
Clique AQUI e saiba mais sobre a metodologia do projeto.
Acesse o perfil nas redes sociais:
Instagram: @cameratacordasuernoficial
Facebook: https://www.facebook.com/cameratacordasuernoficial/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCz83jCsB3kRugTB6KNimWJA?view_as=subscriber