Com o tema “Povos Afrodescendentes do Brasil: reconhecimento e resistência”, a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC/UERN) realiza, através do Departamento de Ciências Sociais e Política (DCSP), em parceria com o Grupo de Estudos Culturais (GRUESC), Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) e Núcleo do Ilê Axé Dajó Yaomi-Sabá (Ketu), uma programação alusiva ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro.
A programação terá início no sábado, dia 19, às 9h30, na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, Praça da Redenção, Centro de Mossoró. A primeira Roda de Conversa terá como tema “Educação para as Relações Étnico-raciais: racismo, preconceito e ações afirmativas”, tendo como expositores os professores: Dra. Eliane Anselmo da Silva (UERN), Ms. Lidiane Alves Cunha (UERN) e Dr. José Glebson Vieira (UERN).
No período da tarde, a partir das 15h, será iniciada a Mesa redonda “Religiões de matriz africana: segredos e mistérios”, sob a coordenação do Prof. Dr. José Glebson Vieira. Ainda no sábado (19), às 18h, haverá uma programação cultural do Grupo Escarcéu.
A programação segue no domingo, dia 20, com a tradicional “Louvação ao Baobá”, a partir das 17h, na Praça Cícero Dias, em frente ao Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Em seguida, por volta das 18h30, ocorrerá o Culto de Juremeiros (toré), tendo como responsável Melquisedec Costa da Rocha (Ilê Axé Obá Ogodô) – Natal.
Clique AQUI e veja a programação completa.
Mais informações:
Departamento de Ciências Sociais- 3315-2195