Professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) participaram do processo de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2020. A avaliação visa fornecer o subsídio necessário para a adoção do material didático utilizado em sala de aula por professores da rede básica de ensino.
O Prof. Dr. André Seal Cavalcanti, do Departamento de História, foi um dos coordenadores adjuntos do processo de avaliação na área de História. Já o Prof. Dr. Francisco Linhares, do curso de História e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH), foi avaliador do processo de seleção dos livros. “Poucas pessoas representaram o Estado no processo de avaliação. É muito importante para a Universidade fazer parte desse processo”, destaca Seal.
Os livros aprovados são socializados através de resenhas, que fornecem subsídio para a escolha dos materiais a serem utilizados em sala de aula. A avaliação das obras didáticas submetidas à inscrição no PNLD 2020 tem como objetivo garantir a qualidade do material a ser encaminhado à escola, incentivando a produção de materiais cada vez mais adequados às necessidades da educação pública brasileira.
A ideia é que os materiais contribuam para o desenvolvimento das competências e habilidades envolvidas no processo de aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental, conforme definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O Guia Digital PNLD pode ser conferido aqui.