Com o objetivo promover e estimular o desenvolvimento do Software Livre, será realizado no dia 21 de abril, o Dia Livre. O evento, que está em sua 6ª edição, sendo a 1ª na cidade de Mossoró, será realizado no auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, tendo como público alvo os professores, estudantes, profissionais da área de Informática e sociedade de modo geral.
O Dia Livre é um evento promovido pelo Projeto Software Livre-RN (PSL/RN), que visa difundir a filosofia do Software Livre, bem como promover a socialização de conhecimentos através de cursos e oficinas.
A iniciativa, constitui-se através da união de esforços dos parceiros : Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Projeto Software Livre, Projeto Mossoró Cidade Digital, FUNGER e Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi.
As inscrições estão sendo feitas pela Internet, através do site http://di.uern.br/dialivrern. O custo da inscrição será 2kg de alimentos não perecíveis, que serão arrecadados no dia do evento, com o objetivo de ajudar à uma instituição de caridade.
O professor Sebastião Emídio Alves do Departamento de Informática explica o Software Livre:
O mercado de programas de computadores, em sua maioria, é dominado por empresas que produzem softwares para aplicações específicas e que cobram licenças para sua utilização. Essas licenças restringem seu uso a um determinado número de máquinas ou por um período fixo. Além disso, como as empresas recebem apenas os instaladores, não é possível que a mesma realize auditorias sobre quais dados e operações são realizados no momento que desejar.
O conceito de Software Livre quebra completamente este modelo, pois seu tipo de licenciamento dá não só a oportunidade para que as pessoas possam utilizá-lo para qualquer fim, em quantas máquinas desejar e por período indeterminado, como também dá acesso aos dados de como o programa foi feito, o chamado código fonte, permitindo que modificações sejam feitas e compartilhadas.
O seu desenvolvimento é geralmente chancelado por organizações e fundações que os constroem através da colaboração de desenvolvedores voluntários reunidos em comunidades. A grande diferença entre os modelos que estamos habituados a ver e o do Software Livre é que o foco não está na venda do produto de software, mas na prestação de serviços sobre eles, como treinamento, suporte, adaptações e inserção de novas características.
Programação
MANHÃ
8h – Credenciamento
9h – Abertura – Palestra de Abertura – O que é do dia Livre
Palestrante: Adorilson Bezerra de Araújo (PSL-RN)
9h45 – O movimento Software Livre. (Projeto GNU, Linux, GNU+Linux)
Palestrante: Gustavo Nunes Freire Ribeiro (PSL-RN)
10h30 – Sessão Livre: Exibição do filme Revolution OS
12h – Intervalo para almoço
TARDE
14h – Desktop livre: Ambientes gráficos, BrOffice.org e ferramentas Mozilla
Palestrante: Sebastião Emidio Alves Filho (UERN/Mater Christi)
15h – Muito além da falta de paciência… Entretenimento e jogos no Linux
Palestrante: Diego Souza Bezerra (UERN)
16h – Linux tempo real: cenário atual e perspectivas futuras
Palestrante: Pedro Arthur (UERN)
17h – Encerramento
Mais informações:
3315-2115
Iuska Freire – Agecom/UERN