Os professores Alexandre de Oliveira Lima e Márcia Regina Farias da Silva, do Departamento de Gestão Ambiental da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACEM/UERN), juntamente com os professores Nildo da Silva Dias (UFERSA), Cleyton dos Santos Fernandes (doutorando pela UFERSA) e Helen Flávia de Lima, publicaram o livro “Agricultura Familiar e Convivência com o Semiárido”. O título foi publicado pela Editora Livraria da Física, São Paulo (SP).
O livro é composto de 12 capítulos divididos em duas partes. A primeira aborda questões teóricas sobre a produção familiar no semiárido, ressaltando a agroecologia como uma ciência que pode reduzir os problemas ambientais e de mudança climáticas criados pela agricultura convencional. Além disso, a obra retrata como as práticas agroecológicas e formas de organização social dos(as) agricultores(as) familiares mediante a economia solidária agem como estratégia de fortalecimento da agricultura familiar e, consequentemente, a garantia da soberania alimentar.
Na segunda parte do livro, os capítulos são relatos de experiências exitosas de convivência com o semiárido no que se refere às diversas “tecnologias sociais” que garantem o acesso à água potável e gestão dos recursos hídricos para a produção familiar, especialmente tratamento e reúso de água, fontes alternativas de recursos hídricos, captação e armazenamento de água de chuva.
O livro “Agricultura Familiar e Convivência com o Semiárido” pode ser encontrado para compra nas livraria do Brasil e no site da editora.