PROFESSORES APROVAM PROJETOS DE PESQUISA EM EDITAIS DO CNPQ E DA CAPES

O crescimento e a capacitação técnico-científica dos professores da UERN têm gerado, nos últimos anos, um acentuado incremento na captação de recursos externos, a partir de agências de fomento, para o financiamento de projetos de pesquisa institucionalizados. Com freqüência, os professores da nossa Instituição tem aprovado projetos com recursos em editais de agências como FAPERN, CAPES e CNPq, entre outras. Fruto do interesse do docente, bem como do incentivo ofertado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Tanto é que recentemente tivemos a aprovação de um projeto, enviado para a CAPES e coordenado pelo professor Dr. João Maria Soares, para compra de equipamentos para o mestrado de física (EDITAL CAPES 27/2010 – Pró-Equipamentos Institucional). Os recursos que foram aprovados são de fundamental importância para a instrumentalização tecnológica da pós-graduação em física com conseqüente melhoria do ensino e da pesquisa em nível deste curso.

Para além da área tecnológica, a área de Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas, também tem contribuído de forma inegável para o avançar da pesquisa e da vinda de recursos externos para esta Instituição. O resultado do Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES nº 02/2010 – Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, vem para solidificar este entendimento. Num universo incontável de propostas, a UERN teve três projetos aprovadas e cujas pesquisas serão financiadas por estes órgãos. Os professores agraciados com mérito em suas propostas foram Prof. Dr. Jean Mac Cole Tavares Santos da Faculdade de Educação Campus Central. Os demais foram os professores Dr. Sebastião Marques Cardoso e Drª Maria Edileuza da Costa do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) do Campus Avançado Maria Eliza Albuquerque Maia (CAMEAM). O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) o Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto e a Prof. Drª Fátima Raquel Rosado Morais, do Setor de Captação de Recursos desta Pró-Reitoria, exaltam a importância de que situações desta dimensão sejam divulgadas e disseminadas na Universidade para conhecimento e incentivo aos demais docentes.