Professora da UERN lança livros no Rio de Janeiro

A professora Doutora Maria Antônia Teixeira da Costa, da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC), participou do VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, nos dias 16, 17, 18 e 19 de novembro de 2014, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Nesta ocasião, houve o lançamento de duas obras que contam com a contribuição de vários professores da Faculdade de Educação, do POSEDUC, de alunos e ex-alunos, bem como de professora da UFERSA. Uma delas é Pedagogia da Terra: saberes, prática  e lições, cujos organizadores são: Maria Antônia Teixeira da Costa, Jean Mac Cole Tavares Santos e Hubeônia Morais de Alencar. Esta obra traz como foco o compromisso de dialogar com as matrizes culturais dos sujeitos do campo, considerados aqui como agentes de transformação de seu meio, de si mesmos e de toda sociedade. A educação no campo, para o campo, é vista como ferramenta para o crescimento individual e coletivo que, sem abrir mão do direito ao global, mira o desenvolvimento em contexto local. 

A outra é: Narrando para não esquecer: Memórias e História da Faculdade de Educação, organizada pelas professoras Maria Antônia Teixeira da Costa, Meyre-Ester Barbosa de Oliveira e Sílvia Helena de Sá Leitão Morais Freire. Busca investigar e analisar práticas docentes de professores da referida faculdade a fim de compreendermos suas lógicas e tessituras e assim problematizarmos as nossas próprias práticas.  

Contudo, não se trata, apenas, da apresentação dos resultados dessa pesquisa, tampouco de uma abordagem que privilegie a descrição e/ou ordenação cronológica de fatos marcantes da instituição com vistas a reconstituir uma trajetória histórica uníssona e linear. A empreitada a que nos propomos foi a de reunir fios de diversas cores e texturas, deixando aos leitores a tarefa de entrelaçar e tecer suas próprias composições, bem como de estabelecer diálogos, (re)construir memórias e quiçá outras histórias sobre a faculdade. Ambas foram publicas pela Editora CRV, da cidade de Curitiba-PR.