Com o título “A Sala de Aula no Contexto da Cibercultura: formação docente e discente em atos de currículo”, a professora Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro, lotada na Faculdade de Educação, Campus Central da Unversidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), apresentou na terça-feira (03), nas dependências da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro a primeira defesa de tese do Dinter em Educação, convênio firmado entre a UERJ e UERN e iniciado em abril de 2013.
A defesa integrou a programação do e-Doc: I Encontro Internacional Docência e Cibercultura que acontece na UERJ até sexta-feira (06). Ela apresentou para a audiência, os resultados de uma pesquisa realizada com alunas do Curso de Pedagogia da UERN nas disciplinas Didática e Estágio Supervisionado I e a noção de ciberautocidadão.
A apresentação e a defesa feitas pela doutoranda foram elogiadas pela banca que, ao final, depois de aprovar o trabalho recomendou “a publicação da tese em diferentes formatos e suportes”. Para a Coordenadora local do Dinter em Educação, Profa. Dra. Maria da Conceição Lima de Andrade, “esta defesa abre com chave de ouro, pela originalidade e brilhantismo da pesquisa realizada, as portas para as demais e para o processo de finalização de um Convênio que se encontra em seu terceiro ano de execução”.
Para a pesquisadora, “as ambientâncias formativas criadas nos atos de currículo no ensino presencial e online apontam perspectivas que vão ao encontro de uma formação docente e discente do ciberautocidadão, uma postura em processo, em devir, que se constrói na relação cidade/ciberespaço, em espaços/tempos de aprendizagens plurais, referenciadas nas experiências tecidas nesses contextos”.