Professora da Faculdade de Educação apresenta trabalho na Itália

Entre os dias 8 e 11 de outubro, a professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FE/UERN) e assessora de Avaliação Institucional, Dra. Verônica Pontes, participa do V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (Simelp), que acontecerá em Lecce, na Itália.

São 61 simpósios simultâneos, com pesquisas que serão socializadas nas áreas da língua, literatura, linguística, da tradução e da cultura e conta com a participação de universidades de todos os continentes.

A professora da UERN participará do Simpósio 07, cujo nome é: “Ensinar Qual Língua? Ler Qual Literatura? Diversidade Linguística, Letramento Literário e Interculturalidade em Países de Língua Portugues”. O trabalho de Verônica Pontes tem como título: “A formação do Leitor Literário na Escola Pública”.

“Discuto no meu trabalho os discursos oficiais brasileiros em torno da leitura com os Programas Curriculares Nacionais – PCN de Língua Portuguesa, o Plano Nacional da Bibilioteca e da Escola – PNBE, o Plano Nacional do Livro e da Leitura – PNLL, além das últimas leis que incentivam a leitura e a formação do leitor no país e no Estado do Rio Grande do Norte”, explica Verônica Pontes. 

A professora ressalta que a pesquisa de campo foi realizada no Município de Mossoró e abrange as bibliotecas escolares públicas situadas em diversas zonas da cidade. “Dentre os problemas apresentados, uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas bibliotecas é a falta de verba do governo para a criação de projetos e a falta de projetos do governo para qualificação de novos bibliotecários/pessoal responsável pelas bibliotecas”, declarou.

De acordo com Verônica Pontes, algumas bibliotecas pesquisadas possuem problemas de infraestrutura. “Isso dificulta a visita dos alunos, pois eles passam a visitar esse espaço apenas para empréstimos de livros, já que não existe espaço suficiente para uma leitura agradável e tranquila.Necessário se faz, além de leis como a 9.169/2009, que todos nós, educadores, que fazemos parte das instituições escolares e educativas sejamos capazes de perceber e de nos envolver em discussões e práticas efetivas de leitura”, avaliou.

Para Verônica, a oportunidade de apresentar uma pesquisa como essa, num evento internacional, é muito importante: “Um evento dessa natureza aglutina diversas pesquisas em torno dos interessados em estudos de Língua Portuguesa e faz com que possamos efetivamente escutar e ser escutados, aprender com as experiências de outros pesquisadores e socializar os nossos aprendizados, envolvendo-nos com diversos temas em um contexto acadêmico, democrático e diversificado que apresenta pesquisas não só do Brasil, mas também da Itália, Cabo Verde, Portugal, entre tantos outros que estarão participando. Esperamos aprender muito com esse evento e trazer para as nossas pesquisas na UERN o que de melhor foi apresentado e que pode ser adequado à nossa realidade”, finalizou.