Professor de Economia faz palestra na III CODE

O economista e professor do Departamento de Economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Assú, Joacir Rufino de Aquino, será um dos palestrantes da (CODE) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

O evento ocorrerá em Brasília, de 19 a 21 de março, e abrangerá uma ampla programação onde serão discutidos vários temas referentes ao desenvolvimento econômico brasileiro, conforme consta no site: http://www.ipea.gov.br/code/.

De acordo com a programação oficial do referido evento (http://www.ipea.gov.br/code/programacao), o professor Joacir Aquino será um dos palestrantes da Mesa CODE, que irá discutir (no dia 21/03) os resultados da pesquisa “Caracterização da Agricultura Brasileira a partir do Censo Agropecuário 2006”, fruto da parceria do IPEA com o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Nessa pesquisa, idealizada pelo renomado prof. Sergio Schneider (PGDR/UFRGS), o economista Joacir Aquino coordenou o subprojeto intitulado “Caracterização do público potencial do Pronaf B na região Nordeste e em Minas Gerais: uma análise baseada nos dados do Censo Agropecuário 2006”.

“O objetivo do nosso estudo foi fazer uma radiografia das condições de reprodução social dos mais pobres entre os agricultores familiares do Brasil, o chamado grupo B do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). Como resultado, produzimos um relatório rico em informações que poderão ajudar o governo e os movimentos sociais a elaborar políticas visando amenizar o quadro de pobreza extrema que caracteriza esse grande segmento de produtores constituído por 72% dos agricultores familiares nordestinos. O documento será lançado durante a CODE/IPEA e constituirá também um capítulo de livro a ser lançado no segundo semestre de 2013”, explica o professor Joacir. “Estou muito feliz pela boa repercussão que o nosso trabalho tem gerado e me sinto muito honrado pelo convite do IPEA para participar de um evento tão importante”, conclui o professor.