Trabalho de professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi premiado como o melhor no 3° Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software (WASHES), que integra a programação do 38º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). O evento foi realizado no Centro de Convenções, em Natal.
O estudo do professor Henrique Holanda propõe especificar e detectar antipadrões para Web serviços orquestrados com Bpel4People. Ele explica que geralmente técnicas de análises procuram erros como deadloks abstraindo dados e usuários. Para resolver algumas das limitações das abordagens existentes, o trabalho propôs uma nova estrutura de análise baseada no sistema citado.
Os resultados mostram que a abordagem proposta tem uma precisão média de detecção de mais de 97% e um recall de 100%. O trabalho premiado abre margem para estudos futuros, a fim de identificar e detectar outros antipadrões para Bpel4People, além de testar a proposta em outros sistemas de especificação de fluxo.
Além do professor Henrique Holanda, o trabalho tem como autores Carla Katarina Marques, Francisca Aparecida Pinto e Yann-Gaël Guéhéneuc.
Henrique Holanda avalia positivamente o resultado. “A conquista é importante, pois reforça nossa teoria que estamos contribuindo positivamente com a evolução qualitativa desta tecnologia de ponta globalizada que são os serviços Web”, destaca o professor.
O 38º CSBC teve a UERN como anfitriã e reuniu mais de mil pessoas de todo o país. O Congresso é composto por 25 eventos paralelos, sendo o evento mais importante da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e o maior em computação em nível acadêmico na América Latina, unindo profissionais de todo o Brasil.