O professor da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Leovegildo Cavalcanti de Albuquerque Neto defendeu tese de doutorado no último dia 3 de junho no Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca na Espanha.
A tese intitulada “Composição de renda em áreas de assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) no Estado do Rio Grande do Norte, no Município de Mossoró: Um caminho ao Desenvolvimento Includente e Sustentável” foi aprovada com louvor.
No trabalho, Leovegildo Cavalcanti pesquisou o processo de composição e distribuição de renda nos assentamentos Mulunguzinho, Lorena, Jurema e Hipólito no município de Mossoró. “Fizemos pesquisa quanti-qualitativa realizada com 78 famílias, 20% do total, e contextualizadas a renda obtida pelas famílias no ano de 2008. Analisamos atividades desenvolvidas ou por gestão dos recursos financeiros, econômicos, ambientais, tecnológicos e humanos.”
A tese teve como base a pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), no ano de 1994. “Nossa hipótese foi amplamente confirmada pela obtenção dos resultados pesquisados em razão da vulnerabilidade econômica extrema dos assentamentos. Esta insustentabilidade agiganta-se, quando somadas as problemáticas inerente de uma infraestrutura inadequada e insuficiente ao funcionamento do assentamento.”, afirma Leovegildo.
A pesquisa foi realizada por meio do Programa de Doutorado em Meio Ambiente Natural e Humano em Ciências Sociais da Universidade de Salamanca. Leovegildo foi orientado pelo professor Dr. Valetin Cabero Diegues.