O Pix é um dos temas mais falados atualmente no Brasil quando o assunto é mercado financeiro. O professor Fagner Moura da Costa e o Departamento de Economia do Campus Avançado de Assú da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern estão empenhados em levar para a sociedade informações seguras do que é e como funciona essa novidade.
Na última semana, foi realizada uma atividade com os alunos do curso para escolha de um panfleto virtual a ser divulgado nas redes sociais, explicando em uma linguagem simples para entendimento de qualquer pessoa. A melhor arte, escolhida pela professora Andreza Souza, do IFRN Natal, foi produzida pelos alunos da disciplina Introdução à Economia, do 1º período.
O novo sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central chama atenção pela rapidez na transferência, levando menos de 10 segundos para ser realizada, e as facilidades de uso por qualquer pessoa, até não-correntistas.
“As vantagens estão relacionadas ao manejo financeiro mais rápido. Não necessariamente é preciso ter uma conta bancária, apenas a criação de uma chave Pix. As desvantagens estão relacionadas, no momento, à incerteza de manutenção do Pix de forma gratuita”, comentou o docente.
Os mais desconfiados temem tanta facilidade sendo ofertada gratuitamente pelos bancos e demais instituições financeiras. Na visão do professor, é interessante usar, mas ficar sempre alerta.
“O Banco Central é o banco dos bancos e tem a função de manter a ordem monetária do país. Com relação ao Pix, devemos experimentar, sentir o serviço que está em fase de experimento para uma consolidação. Desconfiar sim, mas experimentar para validá-lo”, recomenda.
Ainda não há um posicionamento formal de cobrança para pessoa física utilizar a nova forma de transferência. O que se sabe é que as pessoas jurídicas têm custos mais baixos para utilizar o serviço.
O professor orienta que após a escolha da chave, o usuário deve memorizar a sequência numérica, que é imprescindível para um bom uso. Também pode ser utilizado o QR Code nas transações.
Levar conhecimento para além dos muros da Universidade é uma característica da comunidade acadêmica do Departamento de Economia. Além da atividade para escolher o panfleto virtual sobre o Pix, professores e alunos realizam, no ensino remoto, levantamentos socioeconômicos virtuais no atual contexto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A intervenção se dá de forma supervisionada para que os estudantes possam intervir comunicando, informando e levantando as necessidades e demandas da comunidade.
Fagner Moura comenta que, adicionalmente, na matriz do curso de Economia constam disciplinas e atividades supervisionadas que contemplam o funcionamento do sistema monetário e financeiro.
“O Encontro Nacional de Economia do Vale do Açu – Econaçú, nosso principal projeto de extensão, a cada ano evidencia a temática de meios de pagamento, seja por palestras, minicursos e mesas temáticas. Na Empresa Júnior do curso, Econvale, há uma forte demanda por parte dos alunos em estudar e intervir nas questões financeiras e econômicas da sociedade”, exemplificou o docente.
CARACTERÍSTICAS DO PIX
- Pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga;
- Disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive feriados;
- Pode ser usado para pagamentos independente de tipo e valor da transação, entre pessoas, empresas e governo;
- Qualquer pagamento ou transferência que hoje é feito usando diferentes meios (TED, cartão, boleto etc) poderá ser feito com o Pix, simplesmente com o uso do aparelho celular;
- Não há limite mínimo para pagamentos ou transferências via Pix;
- As instituições que ofertam o Pix poderão estabelecer limites máximos de valor;
- Em vez de pedir agência, conta e dados pessoais do recebedor, basta pedir a Chave Pix, que é a identificação de preferência.
- A Chave Pix previamente cadastrada pode ser CPF, CNPJ, e-mail, número de celular ou chave aleatória;
- O recebedor também pode gerar QR Codes;
- O Pix pode ser agendado para uma determinada data futura (Pix agendado).