Professor da Uern organiza dossiê sobre Paulo Freire com artigo de Henry Giroux

O professor Dr. Samuel Penteado Urban, docente do Programa de Pós-graduação em Educação e do Departamento de Educação do Campus Avançado de Patu da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), organizou o dossiê “Paulo Freire para além dos 100 anos: construir utopias, transformar a realidade”, na “Revista Ensino, Saúde e Ambiente” (Qualis A).

A organização do material contou ainda com a participação de Inny Aciolly (UFF), Celso Sánchez (UNIRIO), Bruno Monteiro (UFRJ), Luiza Oliveira (UFF), Maria Bernadete Pinto dos Santos (UFF), Maylta Brandão dos Anjos (UFF) e Rose Latini (UFF).

“O dossiê objetiva celebrar os 100 anos de Paulo Freire e para além desses 100 anos, visto que o legado freireano pulsa nas veias daqueles que se indignam e se dispõem a lutar por um mundo mais humano, justo, solidário e amoroso. Pois assim como no momento em que surgiram as primeiras experiências educacionais de Paulo Freire, o tempo presente exige respostas dos educadores comprometidos com as classes populares e em luta contra todas as formas de opressão. Mais do que nunca, é urgente denunciar a barbárie, a crueldade, a injustiça, a negação do amor e da vida, e anunciar inéditos-viáveis para reconstruir utopias de transformação radical da realidade”, defendeu o professor Samuel Penteado.

Dentre as contribuições internacionais, destaca-se Donaldo Macedo (University of Massachusetts Boston), Antero Benedito da Silva (Universidade Nacional de Timor Lorosa’e) e Henry Armand Giroux (McMaster University).

Cabe destacar que o dossiê ainda prestou uma homenagem à bell hooks por meio da “Carta das organizadoras e dos organizadores do dossiê ‘Paulo Freire para além dos 100 anos: construir utopias, transformar a realidade’ – quando encontramos bell hooks…”

O dossiê pode ser acessado AQUI.