Professor da UERN faz conferência sobre José Saramago

O professor do curso de Letras, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Ms. Pedro Fernandes realizará no dia 14 de março às 19h30 no Auditório da Faculdade de Letras e Artes (FALA) no Campus Central conferência sobre a obra do escritor português José Saramago.

O trabalho, intitulado “José Saramago: subverter para intervir”, é fruto de pouco mais de seis anos de pesquisa sobre o autor. Ele conta que conheceu a obra do Prêmio Nobel de Literatura nas visitas à Biblioteca Setorial Padre Sátiro Cavalcanti no Campus Central.Ele revela que a primeira obra de Saramago que teve contato foi  o “Evangelho Segundo Jesus Cristo”. “Peguei o romance e li as duas primeiras páginas e não entendi absolutamente nada. Reli. E devo ter lido outras duas, três vezes. Foi o suficiente. É esse o escritor que quero estudar”, afirma Pedro Fernandes. 

A trajetória de leitor da obra de José Saramago rendeu-lhe já muitos trabalhos. Muitos publicados em anais de eventos locais, nacionais e internacionais, outros publicados em periódicos nacionais. Textos que, segundo o professor, estarão sendo compilados para uma futura edição em livro. Além do que, sua dissertação de mestrado que está em edição pela carioca Appris Editora também versa sobre José Saramago. O trabalho teve como tema “Retratos para a construção do feminino em José Saramago”. O professor acrescenta que esse não será o título da pesquisa em formato de livro. A pesquisa analisou as obras “Memorial do Convento” e o aclamado “Ensaio sobre a Cegueira.” Este último foi adaptado para as telas pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles.

O evento do dia 14 faz parte de um ciclo de conferências que está sendo organizado por alunos do 8º período do curso de Letras, com habilitação em Língua Portuguesa. 

Os interessados devem entrar em contato com Clara Marques, aluna do 8º período do curso de Letras, na sala do GEDUERN (Grupo de Estudo do Discurso da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), Campus Central, Mossoró, RN. As vagas são limitadas