A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UERN (PROEG) recebeu nesta quarta-feira (13) o pró-reitor de Ensino da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Eli Brandão. Durante o encontro, os representantes das duas pró-reitorias compartilharam experiências e discutiram a realização de ações ligadas a temas como os modelos de estágio, jubilamento e o calendário acadêmico.
Segundo a pró-reitora de Ensino de Graduação da UERN, Francisca Ramos, além da troca de experiências já desempenhadas pelas duas universidades, também foram debatidas possíveis novas iniciativas, a exemplo de um programa de apoio pedagógico a discentes com determinadas dificuldades durante a graduação.
“Esse contato é uma forma de dar um olhar diferenciado ao nosso trabalho, a partir da experiência do outro. Mesmo que nós estejamos separados geograficamente, o que a gente puder somar, contribuir, vai ser melhor para as duas instituições”, destacou Francisca Ramos.
Para Eli Brandão, o intercâmbio de informações entre as universidades é importante sobretudo devido à semelhança do perfil entre as duas instituições – estaduais e com sede localizada fora das capitais.
“É muito positivo podermos tomar decisões compartilhadas ou análogas, porque vivemos também situações parecidas”, frisou.
Após o encontro, ficou marcado um novo encontro entre as duas pró-reitorias, previsto para o início do próximo mês.
Também na quarta-feira, a PROEG fez reunião para discutir a implantação das cotas étnico-raciais para ingresso na Universidade. Atualmente, a UERN destina 55% de suas vagas ao sistema de cotas, sendo 50% voltados para cota social e 5%, para pessoas com deficiência.