Pró-Reitores de 22 IES discutem democratização e interiorização do ensino superior

Pró-Reitores de 22 Instituições de Ensino Superior (IES) de todas as regiões do país estão reunidos até esta sexta-feira (29) no Hotel VillaOeste, em Mossoró, para discutir políticas, propostas e desafios para a democratização e interiorização do ensino superior no Brasil, dentro da programação do Fórum Regional de Pró-Reitores de Graduação do Nordeste (FORGRAD/Nordeste), com realização da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 

A abertura do evento ocorreu nesta quarta-feira (27) e contou com a participação do reitor da UERN, Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto; da UFERSA, Prof. Dr. José de Arimateia de Matos; do presidente do Forgrad Nacional, Mauro Luiz Rabelo; a secretária municipal de educação de Mossoró, Profa. Ieda Chaves, além de Pró-Reitores de Graduação das duas instituições.

Além da temática geral que envolve o processo de democratização e interiorização do Ensino Superior no Brasil, o evento está discutindo, por meio de conferência, mesas redondas e painéis, temas como o futuro da licenciatura a partir das normativas para o Ensino Médio, SiSU, bacharelados e licenciaturas interdisciplinares, interiorização do ensino superior na região nordeste, desafios e propostas do PNE para a educação superior e as políticas públicas instituídas no processo de interiorização do Ensino Superior no Brasil.

Na solenidade de abertura, o reitor da UERN, Prof. Pedro Fernandes, fez uma reflexão sobre temas relevantes para o ensino superior no interior, a serem discutidos no evento. “A graduação é o alicerce para quaisquer Instituições de Ensino Superior. A partir daí é que surge uma plataforma para pesquisas e pós-graduação. Mas é preciso discutir o financiamento, em especial para as estaduais, que não recebem recursos do REUNI, ProUni, Incluir, Pronatec, mesmo oferecendo ensino superior de qualidade gratuito no interior”, afirmou o reitor.

A Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UERN, Profa. Dra. Inessa da Mota Linhares, avaliou a participação da UERN no evento como de grande importância para a instituição. “É uma troca de experiência entre as instituições. É uma oportunidade de discussão de temas importantes que tocam diretamente a Universidade”, explicou a Pró-Reitora.

Além da UERN e UFERSA, participam do evento IFRN, UPE, UFCG, UFVJM, UNEB, UNILAB, UFRN, UEPB, UNIMONTES, UEMS, MACKENZIE, UFAM, UESB, UFAL, UFPB, UFC, UFRA, UNIVASF, UFRPE, UESC.