Primeiro dia de apresentações do FESTUERN no Teatro Dix-huit Rosado

Cinco peças subiram ao palco do Teatro Municipal Dix-huit Rosado nesta sexta-feira (25), três no período da tarde e duas à noite. As apresentações iniciaram ontem e seguem até o dia 31 de outubro. Neste final de semana as apresentações iniciam no mesmo horário, às 14h e às 19h.

Foram apresentadas as peças: “Reduzir, Reutilizar, Recomeçar” da Escola Pedro Alves de Medeiros, da cidade de Pendências; “A Livraria Mágica”, da Escola Francisco Melo, Alto do Rodrigues; “A Promessa”, do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (CEIPEV), Mossoró; “Deusa Negra”, da Escola Ismar Fernandes, Areia Branca; e o grupo universitário CapArt/ UERN com a peça “O Santo me bateu”, da cidade de Patu.

Nos bastidores alguns alunos demonstraram nervosismo e ansiedade para a hora do espetáculo. Débora Mendes das Neves participa do espetáculo “A Livraria Mágica” e estuda na Escola Municipal Francisco de Oliveira Melo da Cidade de Alto do Rodrigues. Encenando pela primeira vez no FESTUERN, a nova atriz conta como se sente: “as expectativas são as melhores, mas, sempre existe aquele medo, e ansiedade para começar”.

A Escola Eliseu Viana participa do FESTUERN desde a edição de 2005. Segundo a diretora artística do grupo, Daisy Maria Martins os envolvidos no projeto demonstram mudança positiva em relação a comportamento e relacionamento: “Em termo de educação, aparentam uma mudança significativa através da leitura e da pesquisa. Além disso, eles ficam mais desinibidos”.

 Texto: Talyze Rebouças com informações de Dierly Ariane.