O Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação do mestrando Vinicius Nogueira Silva. A defesa ocorrerá nesta terça-feira, às 15h, através do Google Meet.
O trabalho é intitulado “Filhas do Mar: as identidades das nativas da praia de Canoa Quebrada, Aracati-CE”, e tem como orientadora a Profª Drª Maria Cristina Rocha Barreto. A banca examinadora é composta pela orientadora e os professores doutores Marcília Gomes (Uern), Abda de Souza Medeiros (FVJ) e Raoni Borges (Uern).
A dissertação apresenta um estudo sobre a construção das identidades dos sujeitos contemporâneos, pela perspectiva dos estudos culturais, especificamente de um grupo de jovens mulheres nativas da praia de Canoa Quebrada. A pesquisa visa à identificação do uso do capital erótico das jovens nativas e a sua influência nas relações sociais na região.
O pesquisador observa que, por ser uma comunidade pequena, existe uma autoafirmação de uma identidade nativa como um valor e uma forma de diferenciação dos diversos povos que frequentam a praia, identidade essa que é construída envolta em relações de gênero, classe e etnia. “Foi constatado que o Capital Erótico dessas garotas é construído através da performatividade feminina, por diferentes estilos de vida, bem como modos de vestir e das atividades realizadas por elas”, destaca Vinicius Nogueira.