POSTO DE COLETA DE SANGUE DO HEMONORTE PASSA A FUNCIONAR NO COMPLEXO CULTURAL DE NATAL

Foi inaugurado esta semana, no Complexo Cultural de Natal, o novo Posto de Coleta de Sangue do Hemonorte na Zona Norte. A governadora Rosalva Ciarlini, o secretário de Saúde, Domício Arruda, a diretora do Hemonorte, Linete Rocha, e a diretora do Campus da UERN em Natal, profa. dra. Ana Lúcia Dantas, participaram da inauguração.

O posto já está em funcionamento de segunda a sábado, das 8h às 17h, para a coleta de sangue, entrega de resultados de exames dos doadores e cadastro de doadores voluntários de medula óssea.

Qualquer pessoa acima de 18 anos, gozando de boa saúde física, pode doar sangue, segundo um protocolo de requisitos e exames a serem cumpridos, bem como se cadastrar como doador voluntário de medula óssea, levando um documento de identidade e CPF e deixando apenas 5ml de sangue, para que suas características genéticas sejam incluídas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), que é cruzado periodicamente com o Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (REREME).

Antes de passar a funcionar no CCN/UERN, o posto de coleta de sangue do Hemonorte na Zona Norte funcionava no prédio da Casa da Cidadania, em instalações precárias. O secretário de Saúde e a diretora do Hemonorte agradeceram a acolhida da UERN e elogiaram a estrutura do Complexo Cultural de Natal. Segundo eles, foi o único local encontrado na Zona Norte de Natal que reunia todas as condições necessárias para a instalação do posto de coleta.

A governadora Rosalba Ciarlini conheceu as instalações do posto e pediu à Sesap e ao Hemonorte que organizem um dia de coleta de sangue, para abastecer o estoque de sangue e divulgar o novo posto de coleta da Zona Norte.