O Canal Aberto da sexta-feira, 31 de julho, foi especial. Os professores pós-doutores Francisco Soares de Lima e Rodolfo Ferreira Ribeiro da Costa fizeram um debate sobre a crise econômica que assola o país.
Professores da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACEM/UERN) eles explicaram que a crise tem origem em decisões equivocadas do Governo Federal. “As medidas que estão sendo tomadas pelo ministro Joaquim Levy são necessárias, mas ainda não são suficientes”, diagnosticou o professor Soares.
Um dos aspectos para que o Brasil estivesse passando por esta situação é provocado pelo escândalo da Petrobras descoberto pela Operação Lava Jato. “A corrupção desta vez influenciou mais para na crise do que em outras oportundades”, explica Soares.
Outro ponto abordado foi a forma como as pessoas devem enfrentar essa crise. “Quem tem plano de trocar de carro deve adiar. Ainda não é o momento ideal para comprar imóveis até porque a tendência é que os preços baixem”, sugere o professor Rodolfo.
O programa de hoje foi uma demonstração que o Canal Aberto, exibido todas as sextas-feiras na 105 FM, vai além de divulgação das notícias da UERN. O programa também pode ser um mecanismo para a propagação do conhecimento dos professores da instituição de ensino superior estadual.