Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 2, representantes do Governo do Estado e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) apresentaram as funcionalidades do Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar do Nordeste (Siraf/NE). A plataforma regional tem como objetivo sistematizar a oferta dos produtos da agricultura familiar existentes na Região Nordeste.
A reitoria em exercício da Uern, Fátima Raquel Rosado Morais, destacou a importância da parceria entre o Governo do RN e a Uern no desenvolvimento desse projeto que refletirá em grandes benefícios para a agricultura familiar. “Enquanto Universidade, estamos extremamente felizes em contribuir com um projeto dessa magnitude, que trará grandes contribuições para a agricultura familiar do nosso Estado”, declara.
Para o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), Alexandre Lima, é uma satisfação está concretizando esse projeto, desenvolvido em parceria com a Universidade. “Tenho muita clareza do papel estratégico que a Uern tem condições de exercer no projeto de fortalecimento da agricultura familiar. O portal do Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Pecafes), elaborado para Uern, serviu de referência para esse sistema que tem alcance regional”, frisa.
A deputada estadual Isolda Dantas, autora do projeto de lei que deu origem ao programa, também externou sua alegria em ver a viabilização do Siraf. Ela enfatizou que a parceria entre o Governo e a Uern foi fundamental para a concretização dessa iniciativa. “Através do desenvolvimento dessa plataforma, a Uern demonstra o seu compromisso com o desenvolvimento do RN e seu apoio ao fortalecimento da agricultura familiar”, diz.
Durante a reunião, o Prof. Dr. Francisco Lima Júnior, professor da Uern e coordenador do Projeto Siraf/NE, explicou sobre os módulos desenvolvidos e em desenvolvimento na plataforma, e suas funcionalidades. A proposta do sistema é contribuir para ampliar a participação dos agricultores familiares nas compras governamentais.
Lima Júnior lembra que o SIRAF teve origem no RN, através de uma parceria entre o Governo do Estado e Uern, para atender uma demanda do PECAFES. “A plataforma que iniciou local foi ampliada para um contexto regional, com nove estados parceiros, que acessam uma base de dados única e as funcionalidades da plataforma, de acordo com a demanda”, informa o professor.
O Siraf/NE é financiado através de um convênio entre o Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) e Uern com o Fundo Nacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), via Universidade Federal de Viçosa. A Uern é responsável pelo desenvolvimento do sistema.
Além de facilitar o acesso e qualificar as informações de mercado, agilizando os processos de compras governamentais e abrindo novos canais de comercialização com o setor privado, o Siraf irá contribuir com o fortalecimento das cooperativas e associações da agricultura familiar, que serão responsáveis pela alimentação de sua base de dados, dando visibilidade à diversidade dos seus produtos e ao volume de sua produção.