Uma parceria entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Caicó, e o Hospital Regional Telecila Freitas Fontes permitiu a realização da primeira cirurgia ortognática pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. O procedimento foi realizado nesta sexta-feira, 19.
A cirurgia ortognática permite a correção de alterações de crescimento dos ossos da face: maxila, mandíbula e mento (osso da região do queixo), e proporciona realinhamento em relação aos dentes, melhorando a funcionalidade da mordida. O procedimento realizado nesta sexta-feira foi uma correção de alteração esquelética em maxilar numa paciente em idade adulta.
“São poucos os centros hospitalares que possibilitam a realização dessas cirurgias. Com o apoio da direção do Hospital Regional do Seridó, Secretaria Estadual de Saúde e Governo do Estado iniciamos um processo de interiorização da alta complexidade da Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. O paciente poderá ser tratado perto de casa, com mais conforto e apoio da família”, destacou o coordenador da disciplina de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da UERN, Hécio Morais.
A equipe que realizou a cirurgia foi composta por cirurgiões bucomaxilofaciais do curso de odontologia da UERN, além de anestesista, enfermeiros e técnicos de enfermagem do hospital regional que disponibilizou ainda a sala cirúrgica e equipamentos.
A parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), através da Unidade Hospitalar, e UERN de Caicó foi firmada esse ano e tem trazido benefícios à população, o hospital e à Universidade.
Com a parceria, os pacientes passam por avaliação no ambulatório de cirurgia Bucomaxilofacial da UERN em Caicó, e são encaminhados para o hospital regional, caso haja indicação para cirurgia. As consultas são realizadas às quintas-feiras, a partir das 14h.