As crises aceleram as transformações sociais, dizem historiadores. Com a pandemia global advinda da Covid-19, a mudança veio bruscamente e, no tocante às empresas, tornou o comércio virtual o meio mais popular de realização de negócios.
Por isso, para atravessar esse momento de dificuldade, deve-se apostar no contato on-line com os clientes.
Esta é a opinião da professora Jacinta de Fátima Martins Malala, gerente executiva do Centro de Incubação Tecnológica do Seminário do Departamento de Administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CITECS/DAD/UERN).
“Para o mundo dos negócios, a necessidade de estar sempre conectado passou a ser a única saída, especialmente para aqueles que atendiam apenas em pontos físicos”, avalia a professora.
De acordo com Malala, algumas dicas podem orientar empresários e empreendedores na organização de seu negócio virtual.
Nesse sentido, o investimento na profissionalização das redes sociais e na presença da empresa em aplicativos de intercâmbio de vendas é um primeiro passo a ser tomado.
De acordo com a professora, o momento é de aproveitar “para conhecer melhor os seus clientes, as redes sociais que eles mais usam, seus hábitos e preferências”.
Nesse meio, duas questões são importantes: a oferta de um produto sem a intenção de venda imediata e o compartilhamento dos bastidores do negócio.
“Por exemplo, se você trabalha com alimentos, mostre os cuidados que tem tomado na cozinha para evitar contaminações”, ilustra.
Outras orientações incluem o cadastro no endereço virtual “Encontre o Pequeno”, marketplace cuja ideia é contribuir, segundo as descrições fornecidas no próprio site, “para que os consumidores, neste momento de confinamento, consigam localizar vendedores para adquirir produtos e serviços”.
Além disso, o Portal SEBRAE, também por meio de seu sítio eletrônico, disponibiliza especialistas em pequenos negócios para conversar com empresários sobre esse momento, no sentido de pensar estratégias de superação.