O Ambulatório e o projeto de extensão Prevenção do Câncer de Mama e do Colo do Útero”, ambos da Faculdade de Enfermagem (Faen) participaram da ação Outubro Rosa para Mulheres Privadas de Liberdade de Mossoró, nesta terça-feira (25), no Complexo Penal Mário Negócio.
Na ocasião, seis discentes, uma docente e uma egressa da Uern atuaram em ações educativas e exame clínico das mamas, contemplando cerca de 50 mulheres atualmente privadas de liberdade. Foi o segundo ano de participação da Faen na ação voltada às mulheres reclusas na unidade.
A iniciativa foi organizada pela equipe de saúde prisional da Prefeitura Municipal de Mossoró, em parceria com a Uern e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), contando ainda com a participação de representantes da (Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap) e da equipe de educação prisional do Complexo Penal Mário Negócio.
Também foi realizado um lanche coletivo e a entrega de doações de itens de higiene pessoal para as reclusas (provisórias e sentenciadas) do pavilhão feminino.
As doações contaram com esforços da Faculdade de Enfermagem, da Residência Multiprofissional, OAB e II URSAP.
A arrecadação das doações de itens de higiene pessoal será contínua. Os interessados em contribuir devem entrar em contato com a Faen, através do perfil da faculdade no Instagram.