Em contagem regressiva para a inauguração de espaço próprio e início de atividades no Complexo Cultural da Uern, o Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares (Nupics) do Campus de Natal, encerra semana de capacitação da equipe de terapeutas, nesta sexta-feira (05), com atendimentos em programação da Semana do Estudante.
Em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), na Uern Natal, o Núcleo é coordenado pelo Prof. Rodson Ricardo Souza do Nascimento e tem o Prof. João Bosco Filho como vice-coordenador, ambos do Departamento de Ciências da Religião. A equipe também conta com os professores Dácio Michel da Cruz, Márcia de Oliveira Pinto, Jarileide Cipriano, Rouseane Paula Queiroz e Themis Cristina Mesquita.
“Bosco é enfermeiro e psicólogo; Dácio, farmacêutico; Themis, educadora física; Rouseane, psicanalista e acadêmica de Psicologia. A professora Jarileide é antropóloga e cuida de um “jardim sensorial”, que é uma técnica que envolve o contato com o meio ambiente (plantas ornamentais e medicinais). A professora Márcia é jornalista e vai nos ajudar com a comunicação do Núcleo. Além disso temos uma bolsista, Sharon, e uma voluntária, Lucinéia, ambas alunas de Ciências da Religião”, detalha professor Rodson.
Em fevereiro deste ano, a Progep iniciou o ciclo formativo com capacitações em ventosaterapia, massoterapia básica, moxa, cromoterapia básica, auriculoterapia e quietude interior por meio do Pranayama e meditação. “Todos os professores participaram de uma formação geral nas práticas integrativas e complementares. Agora estamos nos aprofundando. Essa semana, ministrei um curso sobre acupuntura (auriculoterapia) aplicada à ansiedade. Teve teórica e prática”, contou o coordenador do Nupics da Uern Natal. “Esse é um projeto institucional. Existem Núcleos em todos os campi. Nós não começamos a atender regularmente ainda devido à falta de uma sala adequada. Mas já estamos finalizando “as obras” no nosso espaço”, explicou, acrescentando que a expectativa é que os atendimentos regulares do Nupics iniciem ainda neste mês de agosto diariamente e de forma gratuita para toda a comunidade acadêmica da Uern Natal.
A escala terapêutica do Núcleo em Natal deverá oferecer acupuntura, psicologia, ventosa e aromoterapia, além de minicursos, palestras e atividades de saúde e bem-estar.