Para celebrar o Agosto Lilás, o Núcleo de Estudos sobre a Mulher Simone de Beauvoir (Nem) preparou vasta programação, que inclui apresentação cultural, roda de conversa, mesa-redonda, atividade com mulheres artesãs de Mossoró e oficina no Centro de Referência em Assistência Social (Cras), do bairro Sumaré.
Além disso, a convite do município de Tenente Ananias, a professora Lidiana Diniz, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e colaboradora do Nem, promoverá uma palestra no ginásio de lá.
As atividades começam em 16 de agosto, quando, às 8h30, a cantora Roberta Lúcida se apresenta no Centro de Convivência da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Os eventos ocorrem até o dia 28 (confira a programação na imagem abaixo).
De acordo com o Nem, a proposta visa sensibilizar a comunidade acadêmica para o combate à violência contra a mulher e para o alcance do 5º ODS da Agenda 2030, que trata da igualdade de gênero.
ODSs são os objetos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, tratando de um plano global para atingir em 2030 um mundo melhor para todos os povos e nações.
“É uma vergonha constatarmos que o Brasil ainda é um dos países com maiores índices de feminicídio e estupro. No ano passado, uma mulher foi vítima de feminicídio a cada sete horas, em média. Esse tipo de violência trata, no fundo, de relações de poder, de modo que sinalizar o apoio do Estado às mulheres é uma forma de desautorizar o machismo”, explicou a professora Suamy Soares, coordenadora do Nem. Ela ressalta a importância da conscientização.
Na última semana, o Senado Federal aprovou projeto de lei que institui em todo o país o Agosto Lilás, mês a ser dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A proposta prevê que, anualmente, a União e os estados promovam ações de conscientização e esclarecimento sobre as diferentes formas de violência contra a mulher.
O Nem é um núcleo de extensão da Faculdade de Serviço Social (Fasso) da Uern.