Mestranda da Uern faz pesquisa sobre incidência da Síndrome de Burnout em profissionais da linha de frente contra covid-19

 

A discente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPSS/UERN), Rita de Cássia da Silva Medeiros, está realizando a pesquisa “Incidência da Síndrome de Burnout (Esgotamento) em Profissionais e Trabalhadores da Saúde que estão atuando na linha de frente da Pandemia COVID-19”.

Para isso ela busca a contribuição dos profissionais de saúde do Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia, Hospital Rafael Fernandes, Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade de Mossoró. Você pode acessar o link AQUI.

A pesquisa está sendo realizada sob orientação da Profa. Dra. Ellany Gurgel Cosme do Nascimento.

Motivação

A pesquisadora esclarece que o trabalho dará às instituições a oportunidade de compreender o quadro de saúde mental de seus servidores. “Para as instituições co-participantes, direciona um olhar sob a saúde mental dos profissionais/trabalhadores que estão na linha de frente do combate ao COVID-19, de modo que se possa subsidiar os gestores das instituições para a tomada de decisões sobre as ações de atenção em saúde mental destes, ou seja, cuidar de quem cuida”, explica.

“Aos participantes, os profissionais/trabalhadores da saúde, a pesquisa oferece a possibilidade de compreender os impactos que o novo coronavirus (COVID-19) acarreta na sua saúde mental, visando investigar se há indícios de esgotamento profissional e em quais dimensões ela se apresenta, de modo a instigá-los a buscar ajuda profissional”, complementa.