Mestrado em Física realiza colóquio de Astronomia

O Mestrado em Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realiza amanhã, 28, o colóquio “Uma visão geral da Educação em Astronomia no Brasil”, ministrado pelo Prof. Dr. José Ronaldo Pereira da Silva.

José Ronaldo explica que, ao longo dos séculos, a Astronomia mostrou-se uma das áreas mais frutíferas para a humanidade, deixando um vasto legado cultural, econômico e motivacional para o avanço de outras áreas da ciência.

No mundo todo constata-se ao vivo interesse do público pela Astronomia, assim como os constantes esforços das sociedades astronômicas profissionais ou amadoras para inserir e mantê-la nos currículos escolares.

A despeito disso, no Brasil a Astronomia, que antes tinha lugar de destaque nos currículos escolares, hoje se restringe a alguns tópicos da disciplina de Ciências na Educação Básica, sendo praticamente inexistente no Ensino Médio e nos cursos de formação de professores. Na sala de aula, os professores não identificam erros conceituais dos livros didáticos ou da mídia sensacionalista, reforçam concepções alternativas nos alunos e enfrentam sentimentos de incapacidade e insegurança ao lidarem com temas de Astronomia.

Contribuem para isso, seu isolamento com relação a sociedades astronômicas ou universidades, a falta de tempo para estudar e a carência de fontes confiáveis de informação. Neste colóquio, apresentaremos uma visão geral da Educação em Astronomia e os principais resultados das pesquisas nessa área sobre conteúdos e metodologias. Sugestões de fontes para leituras e material de apoio ao professor também serão apresentadas.

Data: 28/11/2018 (quarta-feira)

Local: Auditório do PRODEPE – FANAT / UERN