Texto: Maurício Barros – Estagiário de Jornalismo
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DIAAD), prorrogou a Chamada Pública destinada à formação de pessoas aptas a atuarem nas comissões de heteroidentificação dos(as) candidatos(as) autodeclarados(as) negros(as) (pretos/as e pardos/as). Os interessados podem se inscrever até dia 10 de fevereiro de 2023.
A comissão atuará nos processos seletivos para ingresso em cursos de graduação presencial e EaD, pós-graduação lato sensu e stricto sensu (especialização, mestrado e doutorado), e em seleções de concursos públicos para servidores(as) da Uern.
Inicialmente, o Edital tem por objetivo atender a demanda reprimida ocasionada pelas restrições impostas pela pandemia da Covid-19, nas quais foram realizadas bancas de Heteroidentificação de maneira remota.
A participação na comissão é de caráter voluntária e não remunerado, cabendo as(aos) participantes o direito à certificação compatível com as atividades realizadas com a sua respectiva categoria.
São requisitos para participar das comissões que irão atuar no Procedimento de Heteroidentificação: ser maior de 18 anos; ser membro da Comunidade Universitária da Uern, nas categorias de docentes, técnico-administrativo e discente; ser estudante regularmente matriculado em curso de graduação ou pós-graduação ou servidores(as) de outras Instituições de Ensino; ser representante dos movimentos negro e indígena, experientes na temática da promoção da igualdade racial e do enfrentamento ao racismo.
Para a inscrição, o/a interessado/a deverá preencher o formulário de inscrição, acompanhado da documentação descrita no Edital, reunida em formato PDF (em arquivo único).
A análise e validação das inscrições dos(as) interessados (as) em participar das comissões será realizada pela Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DIAAD), através do Setor de Relações Étnico-Raciais, Diversidade e Interculturalidade. O resultado final será divulgado no dia 14 de fevereiro.
A composição das Comissões de Heteroidentificação será nomeada por portarias do/a reitor/a e serão constituídas com a finalidade de realizar o Procedimento de Heteroidentificação das características fenotípicas de candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), por um mandato de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano. As pessoas que irão compor as Comissões participarão, obrigatoriamente, de capacitações sobre estudos étnico-raciais, procedimentos de heteroidentificação e temas relacionados.
Confira o Edital completo e o aditivo.