Grupo de extensão da UERN promove atividades contra violência e o uso de drogas em escolas públicas de Mossoró

O grupo de pesquisa “Estado, Segurança Pública e Cidadania” da UERN retoma atividades lúdicas e educativas no projeto de extensão “Ação de proteção contra a violência a partir da prevenção ao uso de drogas nas escolas públicas de Mossoró”. As atividades são realizadas pelo professor Francisco Vanderlei de Lima, do Departamento de Ciências Sociais e Políticas, alunos bolsistas PROEXT/MEC/Sesu/UERN e estagiárias da Prefeitura Municipal de Mossoró.

Contando com os importantes apoios da Pró-Reitoria de Extensão-PROEX/UERN e da Prefeitura Municipal de Mossoró, a Ação busca conscientizar cerca de 120 adolescentes na faixa etária dos 11 aos 16 anos, do Ensino Fundamental, do sexto ao nono ano em quatro escolas públicas municipais, no combate à violência e contra o uso de entorpecentes.

Segundo o orientador do projeto, o professor Vanderlei Lima, a primeira fase foi direcionada à apresentação da temática, recrutamento e engajamento dos adolescentes para participar de forma voluntária dos encontros semanais. ”Nesse primeiro momento podemos constatar boa participação dos alunos e interesse em debater o tema, o que torna os encontros mais dinâmicos”, explicou Vanderlei Lima.

Já na segunda fase, serão abordados temas do cotidiano dos alunos no ambiente familiar, na escola e no bairro onde moram. Vanderlei Lima ainda explica que a metodologia abordada pelos bolsistas do projeto não busca expor o histórico dos participantes nem tão pouco coagí-los a participar: “Toda ação é voluntária e espontânea”, afirmou.

Dinâmicas em grupo, leituras coletivas, encenações teatrais e atividades de esporte e lazer fazem parte do cronograma das aulas de conscientização promovidas pelos bolsistas e estagiários. Ainda nesta etapa, será gravado um documentário relatando as experiências adquiridas pelos adolescentes, professores e familiares que estão sendo beneficiados com a iniciativa.

O projeto conta hoje com sete bolsistas e quatro estagiárias dos cursos de Ciências Sociais, Serviço Social, Comunicação Social, Pedagogia, Medicina e Educação Física, todos com matricula na UERN.

Texto: Deivson Mendes (Bolsista de Comunicação)