O Grupo de Apoio aos Portadores de Parkinson (Gaipp), projeto de extensão da Faculdade de Ciências da Saúde (Facs), promoveu neste sábado (2) o primeiro encontro de 2022.
A ação foi realizada no Hospital da Polícia, em Mossoró, e foi alusiva ao Dia Nacional do Parkinsoniano, 4 de abril.
O Gaipp promove um conjunto de atividades voltadas para doentes de Parkinson, incluindo exercícios mentais e físicos, reuniões, palestras e rodas de conversas.
O objetivo geral das ações é desenvolver atividades psicomotoras que possibilitem a socialização, a realização de exercícios físicos e mentais para doentes de Parkinson.
Também se busca colaborar com a aprendizagem dos Grupos sobre as questões relativas à sua própria saúde, potencializando o cuidado e o autocuidado, bem como estimular nos profissionais de saúde e mental o desenvolvimento de competências voltadas à promoção da saúde e qualidade de vida.
“Além de discutirmos sobre a doença de Parkinson, também desenvolvemos um conjunto de atividades que incluem exercícios mentais e físicos, estimulando os doentes de Parkinson a realizarem exercícios em segurança, em um meio onde poderão ter também um momento social atrativo”, frisa a coordenadora do projeto, a professora Allyssandra Rodrigues.
A agenda do grupo e mais informações sobre o projeto podem ser conferidas na página do grupo no Instagram.