Governo do RN sanciona lei que inclui os servidores da educação no grupo prioritário da vacinação contra Covid-19

Os profissionais da educação básica e superior das redes pública e privada do Rio Grande do Norte fazem parte do grupo prioritário no programa de imunização contra a Covid-19. Nesta quarta-feira (02) o Governo do Estado sancionou a Lei Estadual de autoria do deputado Francisco Medeiros (Francisco do PT), em solenidade híbrida, que reuniu o vice-governador Antenor Roberto, os deputados Francisco Medeiros e Bernardo Amorim, secretários estaduais, reitores de Instituições de Ensino Superior e representantes de sindicatos, conselhos de educação e de entidades estudantis.

A vacinação dos servidores terá início nesta quinta-feira (3) com a distribuição de 25 mil doses direcionadas aos profissionais que trabalham em creches e pré-escolas em áreas de maior vulnerabilidade.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) foi representada pela reitora Fátima Raquel Morais; pela reitora eleita, Cicília Maia e pelo vice-reitor eleito, Chico Dantas. Fátima Raquel destacou o momento histórico para a educação no Rio Grande do Norte.

Foto: Elisa Elsie

“É um momento memorável! É um momento de muita alegria e de muita satisfação. Sabíamos da sensibilidade e da luta constante que a governadora Fátima travava para tornar os profissionais da educação como grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19, entendendo a importância da educação para a transformação de qualquer sociedade. Hoje é o momento que a gente começa a ter, de maneira mais palpável, a possibilidade de pensar esse cenário de retorno, com cautela e segurança para a nossa comunidade. Esperamos ter em breve toda a população vacinada”, afirmou a reitora.

De acordo com o autor da Lei, deputado Francisco do PT, a sanção da Lei representa o respeito e a garantia à vida em um contexto que representa aproximadamente um terço da população do Rio Grande do Norte. A proposta do deputado Francisco do PT recebeu emenda do deputado Bernardo Amorim, que também participou da solenidade.

A solenidade foi presidida pelo vice-governador Antenor Roberto, que ressaltou a importância da inclusão dos profissionais da educação no grupo prioritário do Plano de Imunização. “A vacina é a única forma de retornarmos às nossas atividades de forma segura”.