A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) vai participar do projeto de educação do Estado dentro do RN Sustentável, programa que será custeado com o empréstimo do Banco Mundial. A confirmação foi feita durante a apresentação do projeto à governadora Rosalba Ciarlini, nesta quinta-feira, 10.
Na presença do Reitor Pedro Fernandes, a governadora determinou que a equipe inclua a Universidade no projeto, que na primeira fase receberá US$ 61 milhões. Além da qualificação profissional e social, a UERN poderá dar consultoria na elaboração de projetos político-pedagógicos; integração da rede de educação à cadeias produtivas e outras atividades que serão desenvolvidas pelo plano de educação do RN.
A governadora também sugeriu que alunos da Universidade participem do projeto. “A UERN será inserida na agenda de desenvolvimento regional sustentável do Estado”, assegurou a governadora, adiantando que a instituição vai estar presente em outras àreas do RN Sustentável.
Ao confirmar que a UERN está pronta para trabalhar com o governo no RN Sustentável, o Reitor Pedro Fernandes explicou que a 70% dos alunos são oriundos da escola pública e 94% dos professores da rede municipal de Mossoró foram formados pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. “A UERN pensa e olha para a educação básica e ensino médio”, ressaltou.
O Reitor também assegurou que a UERN está habilitada a participar ativamente do projeto RN Suastentável pela referência de conhecimento local. Na ocasião, a governadora ainda destacou que “A Universidade está ajudando o Estado através das parcerias já firmadas, mas se estiver mais integrada, o desenvolvimento do RN será fortalecido”.
No começo desta semana, o Reitor Pedro Fernandes se reuniu com o secretário de Estado de Planejamento e Finanças, Obery Rodrigues, com quem tratou sobre a participação da UERN no projeto do Governo/Banco Mundial. O planejamento estratégico do RN Sustentável deve ser apresentado ao Estado dia 25 deste mês.