Cumprindo agenda em Mossoró nesta quinta-feira, 10 de março, o governador Robinson Faria e o secretário estadual de Saúde do RN, Ricardo Lagreca, visitarão o terreno onde será construído o Hospital Regional da Mulher – numa área cedida pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O Reitor Pedro Fernandes e assessores da UERN acompanharão a visita.
O Complexo Hospitalar será construído num terreno com área total de 36 mil metros quadrados. A unidade funcionará como hospital campo de estágio em parceria com a UERN, para áreas de Saúde e afins.
A Unidade terá 118 leitos e será referência para os municípios que integram três regiões de Saúde: Mossoró (2ª), Pau dos Ferros (6ª) e Assú (8ª). A visita está prevista para ocorrer às 14h.
A unidade será construída com recursos do Banco Mundial, oriundos do Projeto RN Sustentável, orçados em torno de US$ 19 milhões e representa o maior investimento do projeto na área da saúde. Os projetos arquitetônico e de engenharia serão finalizados até o final do primeiro semestre deste ano, para que no próximo semestre seja aberta a licitação.
O Hospital Regional da Mulher contará com leitos de observação do pronto socorro (sala de estabilização/reanimação, leitos femininos e leitos Neonatal), leitos de internação (ginecologia e intercorrências, assistência humanizada ao aborto, risco habitual, alto risco, isolamento adulto feminino e suporte à violência a mulher). Além destes, contará com leitos de Unidade de Terapia Intensiva e cuidados intermediários e unidades funcionais para Centro Obstétrico com Salas de Parto Humanizado e Salas Cirúrgicas de Obstetrícia, Cirurgias Eletivas, Banco de Leite Humano, Casa da Gestante e o Centro de Parto Normal.
Capacitação – Por meio de parceria entre a UERN/FUNCITERN, SESAP e RN Sustentável, cerca de 3.000 servidores que atuam na área da Saúde no Estado – Médicos e Enfermeiros – serão capacitados em Assistência Pré-Natal em Acolhimento e Satisfação de Risco até 2017.
Essa capacitação já foi iniciada e concluída por 300 servidores. Neste ano, 800 servidores que atuam na Regional de Pau dos Ferros serão capacitados. Com as notificações de casos de Zika e sua ligação com os casos de microcefalia, um dos módulos do curso aborda esse assunto que tem preocupado profissionais de saúde, autoridades e pesquisadores em todo o mundo.
A perspectiva é de que após essa primeira qualificação, outro curso direcionado ao Protocolo de Assistência Materno-Infantil seja direcionada à rede hospitalar.
AGENDA – Antes de visitar o local onde será construído o Hospital Regional da Mulher, o governador entrega oficialmente o Restaurante Popular que está funcionando no Campus Central da UERN.
Na parte da tarde, cumpre agenda na Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/Medicina) onde assina a doação de terreno para ampliação do atendimento ambulatorial e conhece o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) que será instalado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Ministério da Saúde.
Em seguida, o governador Robinson Faria instala o gabinete de trabalho na Reitoria da UERN onde anunciará outros benefícios para a instituição e receberá em audiência, empresários locais.
Com informações da SESAP/ASSECOM