FUERN e ISCISA de Moçambique assinam acordo de cooperação internacional

Em solenidade realizada de forma on-line, simultaneamente no Brasil e em Moçambique, a Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN) e o Instituto Superior de Ciências da Saúde (ISCISA), de Moçambique, realizam a assinatura simbólica do acordo Geral de Cooperação Internacional entre as instituições. A cerimônia ocorreu através da plataforma Google Meet.

O acordo de cooperação tem como objetivo o estreitamento das relações técnico-científicas, linguísticas e culturais entre o Brasil e Moçambique, fortalecendo a pesquisa científica institucional e os programas de desenvolvimento entre os dois países. “É um importante passo para a política de institucionalização da Uern”, observa a reitora em exercício Fátima Raquel Rosado Morais.

Para o diretor-geral do Instituto Superior de Ciências da Saúde, Dr. Alexandre Manguele, a solenidade representa um momento histórico para as duas instituições. “Esse documento irá nortear a relação de cooperação entre as instituições, possibilitando o intercâmbio entre os países, a troca de experiência e a pesquisa conjunta na busca por soluções de problemas”, frisa Manguele, externando o seu agradecimento a toda a equipe da Uern que “colaborou para que fosse possível um momento igual a esse”, disse. Caetano Pereira, do ISCISA, complementa que o convênio é uma grande janela de oportunidades.

A servidores Zaíra Nakala da Silva Câmara, representando a Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Uern (DAINT), enfatizou que, a cada novo evento de assinatura de convênio, a política de internacionalização da Universidade é consolidada. “Quando a gente assumiu a DAINT, tínhamos sete convênios internacionais e hoje esse número triplicou”, informa.

O professor Dr. Agassiel de Medeiros Alves, diretor do Campus Avançado de Pau dos Ferros, reforçou que esse é um momento importante para a Universidade e todos os Campi. “O convênio vai possibilitar uma troca de experiência através da relação direta entre as instituições”, avalia.

A Profª. Dra. Sara Ticiana Firmino Bezerra, docente do Departamento de Enfermagem do Campus Avançado de Pau dos Ferros e articuladora do Acordo Geral de Cooperação Internacional entre as instituições, relembrou toda a trajetória de diálogo até a viabilização deste convênio. “O momento marca a força do diálogo. Hoje o sentimento é de gratidão”, declara.

Fátima Raquel agradeceu o apoio e o envolvimento de todos que fazem a Uern e que possibilitam que momentos como este sejam possíveis. “A internacionalização da Uern é uma realidade. Hoje temos mais de 20 convênios com Instituições de todo o mundo e a proposta é ampliar essas parcerias e avançar cada vez mais”, finaliza.

Texto: Adriana Morais.