Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 17, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) reunião do Fórum de Reitores do Rio Grande do Norte. Um dos assuntos mais importantes foi a necessidade de um plano de segurança e direitos humanos nas instituições de ensino superior.
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi representada pelo reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto. A UFRN foi representada pela reitora Ângela Paiva, a Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA) pelo reitor Arimatea Matos e o Instituto Federal do RN (IFRN) pelo vice-reitor Marcos Oliveira.
O Governo do Estado enviou a secretária estadual de educação, Cláudia Santa Rosa, e o secretário estadual adjunto de segurança e defesa social, Coronel Raimundo Florêncio.
Na oportunidade, foram relatados problemas na área de segurança nas Instituições de Ensino Superior (IES) do RN. “Todas as instituições aqui têm trabalhos importantes para apresentar que podem auxiliar tanto na área educacional como na segurança”, frisou Ângela Paiva.
A UERN, através do reitor Pedro Fernandes, sugeriu como alternativa a parceria com a Polícia Militar por meio de pagamento de diárias operacionais para que policiais trabalhem nos dias de folga fazendo a segurança das universidades. “Essa ideia, nós já discutimos com a secretária Sheila Freitas e com o comando da PM em Mossoró”, relatou.
O reitor da UFERSA defendeu que seja feita uma parceria com o Fórum de Reitores e o Governo. “Precisamos de um diálogo emergencial diante da situação em que estamos enfrentando”, disse.
O Coronel Florêncio destacou a importância de se fazer uma parceria e pediu apoio aos reitores para facilitar a entrada da Polícia Militar para o patrulhamento nas universidades e sugeriu a oferta de cursos de capacitação na área de segurança. “Nós queremos fazer parte da universidade”, argumentou.
O vice-reitor do IFRN defendeu ações de pesquisa e extensão sobre os problemas já existentes.
O professor do Departamento de Ciências Sociais e Política da UERN, Wanderley Lima, do Grupo de Pesquisa Estado, Segurança Pública e Cidadania, apresentou ações que envolvem policiais, destacando cursos de especialização destinada à área de direitos humanos. “Nós realizamos pesquisas com o foco no mapeamento da violência sobretudo em Mossoró”, frisou.
Para Pedro Fernandes, a reunião desta quarta-feira significou um avanço. “Antes as instituições atuavam isoladamente e agora estamos agindo em conjunto. Agora estamos trazendo o Governo para esse diálogo. Muito bom a gente se encontrar em uma mesa como essa discutindo soluções”, frisou.
Outras ações
Foi aprovado o Regimento do Fórum de Reitores do Rio Grande do Norte. Outro assunto abordado foi a coesão da política de inclusão entre as IES.
Também foi discutida a relação com a Fundação de Apoio a Pesquisa do RN (FAPERN). Ficou acertada o agendamento de uma reunião com o presidente da entidade Umbelino Gomes.